Jesus

Sagrada Família




Minha lista de blogs

AddThis Smart Layers

Documenta de Ecclesia


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Homilia do Papa em Santa Marta: as propinas nos tiram a dignidade


Mundo


Igreja



Português








44 Imprimir

2013-11-08 Rádio VaticanaCidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco celebrou Missa, na manhã desta sexta-feira, na Capela da Casa Marta, onde reside no Vaticano, durante a qual pronunciou uma breve homilia aos presentes.
Em sua meditação, o Santo Padre comentou a parábola do administrador desonesto, falando do espírito do mundo, do mundanismo, de como este mundanismo age e de como é perigoso. De fato, Jesus rezou ao Pai para que seus discípulos não caíssem no mundanismo, nas mãos do inimigo.
Quando pensamos em inimigo, pensamos logo no demônio, porque é precisamente ele a causa do mal. A atmosfera do mundanismo agrada muito ao demônio. E o administrador desonesto da parábola é um verdadeiro exemplo de mundanismo. Mas, o patrão elogia a sua esperteza, disse o Papa:
“È bem assim: este é um louvor à propina. Este é um costume de propina, um costume mundano e altamente pecador. Porém, se trata de um costume que não vem de Deus. Deus nos pede para levar o pão para casa com o suor do nosso trabalho honesto”.
Este homem administrador da Liturgia de hoje levava o pão para casa. Mas, como? Ele dava de comer “pão sujo” aos seus filhos. Ele havia perdido a sua dignidade; cometeu um grave pecado. Desta forma, afirmou o Bispo de Roma, o costume de propinas torna-se uma dependência, uma esperteza mundana. E concluiu com uma exortação:
“Hoje, seria bom que todos nós pudéssemos rezar pelas inúmeras crianças e jovens que recebem “pão sujo” de seus pais. Eles são famintos de dignidade! Rezemos para que o Senhor mude os corações de tais devotos da deusa propina e percebam que a dignidade vem do trabalho digno e honesto”.

Papa Francisco terminou sua meditação dizendo: “Esta pobre gente, que perdeu a dignidade com a prática das propinas, leva consigo, não apenas o dinheiro ganho, mas a falta de dignidade. Rezemos por eles! (MT)

Compartilhar
NEWS.VA ARCHIVE

Fonte
Publish date

TWITTER @PONTIFEX_PT
08/11/2013
Zbliżamy się do zakończenia Roku Wiary. Panie, pomóż nam w tym czasie łaski wziąć Ewangelię na serio!
08/11/2013
Está a chegar ao fim o Ano da Fé. Senhor, ajudai-nos neste tempo de graça a levar a sério o Evangelho.
07/11/2013
Os santos são pessoas que se deixam possuir totalmente por Deus. Não têm medo de ser ridicularizados, incompreendidos ou marginalizados.
05/11/2013
É preciso coragem para permanecer fiéis e coerentes ao Evangelho.
04/11/2013
Obrigado a todos os missionários, homens e mulheres que, sem fazer barulho, tanto trabalham pelo Senhor e pelos irmãos.

EVENTOS DO VATICANO
09/11/2013
Aula Paolo VI, Vaticano
iniciar 10:50 a.m. fim 11:45 a.m.10/11/2013
Piazza San Pietro
iniciar meio-dia fim 12:30 p.m.11/11/2013
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.12/11/2013
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.



L’OSSERVATORE ROMANOÚltima edição
RÁDIO VATICANA


Vaticano

EVENTOS ESPECIAIS
Set. 1, 2013
Jul. 23, 2013
Fev. 22, 2013
Fev. 18, 2013

REFLEXÃO ESPIRITUAL
Dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, bispo

Que é o homem para que te lembres dele? (Sl 8,5). Sou pequenino e grande, humilde e excelso, mortal e imortal,terreno e celeste. Faz-se mister ser eu sepultado com Cristo, ressurgir com Cristo, ser co-herdeiro de Cristo, tornar-me filho de Deus e até Deus mesmo. Tudo isto nos indica o grande mistério: é Deus que por nossa causa assumiu a humanidade e se tornou pobre, a fim de erguer a criatura prostrada, trazer a salvação à imagem e renovar o homem. Para sermos todos um só no Cristo, que, perfeitamente em todos nós, se fez tudo aquilo que ele próprio é. [...]

Pedindo pouco, [Deus] dá o máximo aos que o amam com sincero afeto do coração, desde agora e no futuro. Por causa de nosso amor para com ele e da esperança, que tudo desculpa, tudo suporta. Por tudo dando graças (coisa que muitíssimas vezes é instrumento de salvação, a Palavra o sabe). [...]

Ó Senhor, [...] quando chegar a hora... recebe-nos, preparados e não perturbados por temor a ti. Sem voltar as costas ao dia derradeiro e de má vontade, como costumam proceder aqueles que se apegam ao mundo e à carne, arrancados à força. Mas com prontidão e ardor, partindo para aquela feliz e intérmina vida que está em Cristo Jesus, nosso Senhor, a quem a glória pelos séculos dos séculos. Amém.


SALA DE IMPRENSA

L’OSSERVATORE ROMANO

RÁDIO VATICANA

CENTRO TELEVISIVO VATICANO

A SANTA SÉ

AGÊNCIA FIDES

AO VIVO

SEGUIR NEWS.VA


NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós

Nenhum comentário:

Photobucket






************

Prezado Augusto César Ribeiro Vieira,

Augusto de Piabetá deseja recomendar o seguinte arquivo:
Rebeldes sírios apoiados pelos EUA massacram vila cristã

Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração

http://www.gloria.tv/?media=453351

Que Deus te abençoe,
Gloria.tv