Jesus

Sagrada Família




Minha lista de blogs

AddThis Smart Layers

Documenta de Ecclesia


sábado, 9 de novembro de 2013

O pão sujo da corrupção



Follow Us

Português








3 Imprimir


2013-11-08 L’Osservatore Romano

Os administradores corruptos «devotos da deusa ilegalidade» cometem um pecado grave contra a dignidade» e dão a comer aos próprios filhos «pão sujo»: a esta «astúcia mundana» deve-se responder com a «astúcia cristã» que é «um dom do Espírito Santo». Disse o Papa Francisco na homilia da missa celebrada sexta-feira, 8 de Novembro, na capela da Casa Santa Marta, propondo uma reflexão sobre a figura do administrador desonesto descrita no trecho litúrgico do Evangelho de Lucas (16, 1-8).

«O Senhor – disse o Papa – volta a falar-nos do espírito do mundo, da mundanidade; como age esta mundanidade e quanto é perigosa. E Jesus, precisamente ele, na oração depois da ceia da quinta-feira santa rezava ao Pai para que os seus discípulos não caíssem na mundanidade», no espírito do mundo.

O administrador descrito na página evangélica é «um exemplo de mundanidade. Algum de vós – fez notar o Pontífice – poderá dizer: mas este homem fez o que todos fazem». Na realidade «nem todos!»; este é o modo de agir de «alguns administradores do governo. Talvez não sejam muitos». Em suma «é um pouco daquela atitude do caminho mais breve, mais cómodo para ganhar a vida». O Evangelho narra que o homem rico «elogiou aquele administrador desonesto». E este – comentou o Papa - «é um louvor à ilegalidade. O costume da ilegalidade é mundano e muito pecador». Certamente é um hábito que nada tem a ver com Deus.

Com efeito, prosseguiu, «Deus deu-nos este mandamento: levar o pão para casa com o nosso trabalho honesto». Ao contrário «este administrador dava aos seus filhos pão sujo. E os seus filhos, talvez educados em colégios caros, talvez crescidos em ambientes cultos, tinham recebido do seu pai sujidade como alimento. Porque o seu pai levando para casa pão sujo tinha perdido a dignidade. E este é um pecado grave». Talvez, especificou o Papa, «se comece com um pequeno suborno, mas é como a droga». E mesmo se o primeiro suborno é «pequeno, depois vem outro e outro ainda; e acaba-se com a doença da dependência da ilegalidade».

Estamos diante, afirmou, de «um pecado muito grave porque vai contra a dignidade. Aquela dignidade com a qual nós somos ungidos com o trabalho. Não com a ilegalidade, não com esta dependência da astúcia mundana. Quando lemos nos jornais ou vemos na tv alguém que escreve ou fala de corrupção, talvez pensemos que a corrupção é uma palavra. Corrupção é isto: não ganhar o pão com dignidade».

Mas há outro caminho, o da «astúcia cristã» - entre aspas», disse o Papa – que permite «fazer as coisas com um pouco de rapidez mas não com o espírito do mundo. O próprio Cristo o disse: astutos como as serpentes, puros como as pombas». Combinar «estas duas» realidades é «uma graça» e «um dom do Espírito Santo». Por isso devemos pedir ao Senhor que sejamos capazes de praticar a «honestidade na vida, aquela honestidade que nos faz trabalhar com rectidão, sem entrar nesse círculo».

Compartilhar
NEWS.VA ARCHIVE

Fonte
Publish date

TWITTER @PONTIFEX_PT
08/11/2013
Zbliżamy się do zakończenia Roku Wiary. Panie, pomóż nam w tym czasie łaski wziąć Ewangelię na serio!
08/11/2013
Está a chegar ao fim o Ano da Fé. Senhor, ajudai-nos neste tempo de graça a levar a sério o Evangelho.
07/11/2013
Os santos são pessoas que se deixam possuir totalmente por Deus. Não têm medo de ser ridicularizados, incompreendidos ou marginalizados.
05/11/2013
É preciso coragem para permanecer fiéis e coerentes ao Evangelho.
04/11/2013
Obrigado a todos os missionários, homens e mulheres que, sem fazer barulho, tanto trabalham pelo Senhor e pelos irmãos.

EVENTOS DO VATICANO
09/11/2013
Aula Paolo VI, Vaticano
iniciar 10:50 a.m. fim 11:45 a.m.10/11/2013
Piazza San Pietro
iniciar meio-dia fim 12:30 p.m.11/11/2013
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.12/11/2013
Cappella della Casa Santa Marta, Vaticano
iniciar 7 a.m. fim 7:45 a.m.



L’OSSERVATORE ROMANOÚltima edição
RÁDIO VATICANA
Igreja

Mundo

Vaticano

EVENTOS ESPECIAIS
Set. 1, 2013
Jul. 23, 2013
Fev. 22, 2013
Fev. 18, 2013

REFLEXÃO ESPIRITUAL
Dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, bispo

Que é o homem para que te lembres dele? (Sl 8,5). Sou pequenino e grande, humilde e excelso, mortal e imortal,terreno e celeste. Faz-se mister ser eu sepultado com Cristo, ressurgir com Cristo, ser co-herdeiro de Cristo, tornar-me filho de Deus e até Deus mesmo. Tudo isto nos indica o grande mistério: é Deus que por nossa causa assumiu a humanidade e se tornou pobre, a fim de erguer a criatura prostrada, trazer a salvação à imagem e renovar o homem. Para sermos todos um só no Cristo, que, perfeitamente em todos nós, se fez tudo aquilo que ele próprio é. [...]

Pedindo pouco, [Deus] dá o máximo aos que o amam com sincero afeto do coração, desde agora e no futuro. Por causa de nosso amor para com ele e da esperança, que tudo desculpa, tudo suporta. Por tudo dando graças (coisa que muitíssimas vezes é instrumento de salvação, a Palavra o sabe). [...]

Ó Senhor, [...] quando chegar a hora... recebe-nos, preparados e não perturbados por temor a ti. Sem voltar as costas ao dia derradeiro e de má vontade, como costumam proceder aqueles que se apegam ao mundo e à carne, arrancados à força. Mas com prontidão e ardor, partindo para aquela feliz e intérmina vida que está em Cristo Jesus, nosso Senhor, a quem a glória pelos séculos dos séculos. Amém.


SALA DE IMPRENSA

L’OSSERVATORE ROMANO

RÁDIO VATICANA

CENTRO TELEVISIVO VATICANO

A SANTA SÉ

AGÊNCIA FIDES

AO VIVO

SEGUIR NEWS.VA


NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós

Nenhum comentário:

Photobucket






************

Prezado Augusto César Ribeiro Vieira,

Augusto de Piabetá deseja recomendar o seguinte arquivo:
Rebeldes sírios apoiados pelos EUA massacram vila cristã

Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração

http://www.gloria.tv/?media=453351

Que Deus te abençoe,
Gloria.tv